Características da função Montador de Andaimes
O que faz um montador de andaimes
- Realiza atividades de montagem para permitir a execução de trabalhos de construção nas partes elevadas das obras; modifica andaimes, alterando e ampliando armações, plataformas e outros elementos, para adaptá-los à progressão das tarefas; desmonta os andaimes depois dos trabalhos concluídos, desarmando as plataformas, módulos, corrimãos e demais acessórios.
Tipos de andaimes que o montador pode instalar
- Tubular, fachadeiro, equipado e multidirecional.
O que é necessário para ser um bom montador
- Esse profissional deve ter domínio de montagem e conhecer todos os tipos e modelos de andaimes existentes.
Onde o montador pode trabalhar
- Em manutenção e construção de novas instalações, na infraestrutura de rodovias, estações de tratamento de água e esgoto.
Responsabilidades desse profissional
- Garantir que a montagem seja realizada de acordo com as especificações do projeto, verificar a qualidade dos equipamentos, conferir os apertos de abraçadeiras ou dos encaixes necessários a cada modelo, providenciar a amarração da estrutura da edificação e reportar ao supervisor direto qualquer problema observado no material na montagem.
Experiência
- A experiência anterior é desejável, porém é difícil encontrar mão de obra qualificada nesse setor.
Onde aprender a profissão
- São poucas as instituições que formam profissionais na área de montagens de andaimes, um exemplo delas é o Senai, mas não está disponível em todas as unidades
Mercado de trabalho
- O montador é muito requisitado e, com o aquecimento da área de edificações, a procura por contratação desse tipo de profissional tende a aumentar.
Apoio técnico: Renato Nunes Caetano – diretor de Estruturas Tubulares da Alec (Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis).
Nenhum comentário:
Postar um comentário