SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DOS TRATORES
- MAQUINAS – PESADAS
FACILITADOR: LUCIANO CALMON CALDAS
TÉCNICO DE SEGURANÇA
TECNOLOGO DE SEGURANÇA
BOMBEIRO CIVIL
Os riscos relacionados com o HOMEM que opera o trator dizem respeito ao desconhecimento
da máquina em si ou à imprudência, motivada muitas vezes pela autoconfiança.
Isto confirma a definição de Acidente: que é a evidência do erro humano.
Cuidados na operação de tratores:
1 – Deve-se acessar o trator pelo lado esquerdo, pois os controles do
hidráulico, o acelerador de pé e os freios estão localizados no lado direito,
evitando-se assim esbarrar acidentalmente nos pedais e alavancas.
2 - Antes de dar partida, coloque todos os controles de marcha e
alavancas do hidráulico no ponto neutro.
3- Ajuste o assento do veículo, de maneira a realizar o seu trabalho,
comodamente.
4- Não dê partida, antes de testar os controles.
5- Veja se não há pessoas (ou obstáculos) próximos ao trator, quando
você for colocá-lo em funcionamento.
6- O lugar onde o trator é ligado, se for galpão, deve ter boa
ventilação.
7- A fumaça do escapamento (Monóxido de Carbono), em lugares fechados,
pode até levar pessoas à morte.
8- Não deixe as chaves no contato.
9 - Sempre que possível, trafegue nas estradas com os pedais de freio
unidos para que, quando acionados, freiemas duas rodas trazeiras por igual.
Destrave quando for trabalhar no campo, para facilitar as manobras de
volta.
10- Estacionar sempre o trator com os pedais unidos e travados e com o estrangulador puxado.
11- Não descanse o pé sobre o pedal da embreagem, pois isto
acarretará um desgaste prematuro da embreagem.
12- Nas manobras em campo de terra solta, fazer uso dos freios para
auxiliar a direção,porém sem exageros.
13- Não deixe: terra, graxa, barro ou qualquer outro material
escorregadiço acumulado na plataforma, estribos ou pedais do trator.
14- Calce e freie o veículo, quando estiver parado, tanto em descidas
como em subidas.
15- Pare e freie o trator, antes de descer dele.
Ao trabalhar em terrenos declivosos, deve-se observar:
16- não efetuar mudanças de marcha com o trator em movimento, especialmente em subidas e descidas
outracionando cargas;
17- não descer declives com o pedal da embreagem pressionado
ou com o câmbio em ponto morto;
18- nas descidas, usar sempre a mesma marcha que seria usada para vencer o aclive;
19- calce e freie o trator, e retire as chaves da ignição
quando estiver parado, tanto em descidas
como em subidas;







20- nas subidas pronunciadas (mais de 12% de declive), recomenda-se
fazê-lo em marcha-a-ré, por questões de segurança.
21 - Não trabalhe próximo a barrancos ou valas profundas, pois poderá
haver desmoronamento ou deslizamento.
22- No caso de choque ou tombamento,desligue imediatamente o motor pois, do contrário, poderá haver início
de incêndio.
23- Ao trabalhar em terrenos acidentados, afaste as rodas trazeiras do
trator, aumentando a distância entre elas. Isso evita seu tombamento lateral.
24- Não passe sobre terreno acidentado, obstáculos, rochas, valetas,
etc.; o trator poderá tombar e causar acidentes.
25- Ao desengatar máquinas e implementos de um trator, principalmente em
subida,verifique se os mesmos estão corretamente calçados.
26- Para trabalhar com segurança, perto de barrancos ou valas, mantenha
uma distância de pelo menos, a altura do barranco ou vala, entre o trator e o
início da ribanceira.
27- Utilizar sempre a barra de tração para reboque, e nunca o braço
superior do hidraúlico (3o. ponto).
28- Necessitando fazer qualquer serviço no implemento que esteja
acoplado ao engate de 3 pontos do sistema hidráulico do trator, deve-se colocar
um cavalete para escorar o mesmo. Não confiar no sistema hidráulico.
29- Ao trabalhar com implementos pesados, usepesosna parte dianteira do trator, nas rodas ou no
chassis. Isso evita o empinamento.
30- Quando for puxar máquinas, caminhões, etc., verifique se o cambão
está bem fixo em ambos os veículos.
31- Não faça rebocamentos com correntes ou cabos de aço pois, se o
veículo atolado sairde uma vez, fatalmente irá atropelar o trator que o está
rebocando.
32- Em caso de atolamento do trator, não utilize toras na frente das
rodas (atoladas), poiselas podem ser lançadas pelo movimento das rodas, nas
costas do tratorista.
33- Quando estiver usando roupas soltas ou folgadas, não se
aproximar de polias ou do eixo da TDP, quando estes estiverem em movimento.
34- Desligar sempre o eixo da tomada de potência quando for inspecionar
a mesma, principalmente quando esta estiver com implementos acoplados ao
trator.
35- Ao usar implementos movidos pela tomada de força do trator, coloque
a proteção adequada. Nunca trabalhe sem ela !
36- Antes de ligar a tomada de força verifique, com as mãos, se esta
proteção giralivremente.
37- Quando não for mais utilizar a tomada de força, recoloque suatampa de proteção.
38- Não faça nenhuma espécie de manutenção, enquanto o motor estiver
funcionando.
39- Não improvisar "macacos" para consertos ou reparos e nem para erguer ou abaixar tratores ou
máquinas agrícolas.
40- Ao parar o trator com implementos acoplados ao sistema de levante
hidráulico, abaixar o hidráulico.




41- Não transportar pessoas ("caronas") sobre o
trator, a não serque haja lugar adequado, oferecendo segurança aos passageiros
e ao tratorista.
42- Os tratores mais modernos, como o
da foto ao lado, da Caterpillar, possuem
um segundo assento, para treinamento em serviço e, também, cintos de
segurança.Observe, também, que a cabine é fechada e envidraçada,proporcionando
conforto térmico (ar condicionado), acústico (diminui ruido do motor) e
ambiental (sol, poeira, chuva, etc.).
43- Utilizar durante a jornada de
trabalho,equipamento de proteção individual - EPI(protetor auricular), que podeser um
abafador de ruído tipo "concha", como o de inserção no ouvido,tipo
plug (protetor auditivo de espuma moldável com cordão). Há Normas (NR15 - Anexo 1) que regulamentam o tempo de trabalho, de acordo com o
nível de ruído do trator. E lembre-se de que, quanto mais velho for o trator,
mais barulho ele faz.
44- Só verifique o nível da solução
da bateria com lanterna ou luz do sol.
45- Não use chamas para iluminar e
nem fume próximo à bateria pois elas contêm ácido sulfúrico e
gases explosivos(Hidrogênio) ! A explosão pode resultar de faíscas, chamas ou ligações erradas dos
cabos.
46- Nunca colocar objeto metálico sobre
a bateria, o que poderá provocar um curto-circúito e/ou explosão da mesma.
47- Antes de consertar o sistema
elétrico ou fazer uma revisão geral, veja se os cabos da bateria já foram desligados.
E se não foram, desligue-os
.48- Tomar cuidado para não ingerir,
derramar na pele, nos olhos ou nas roupas, o líquido contido no interior das
baterias (ácido sulfúrico), que pode ocasionar graves queimaduras.
49- Ao retirar a tampa do radiador
(depois de esfriado o motor), deve-se girá-la até a 1a.posição, para aliviar a
pressão do sistema; em seguida, girá-la para o 2o. estágio, só então retirando
a tampa. Tal procedimento se deve ao fato de que o líquido arrefecedor do
radiador poderá transbordar sob alta pressão. Se a tampa for removida
rapidamente,ocasionará graves queimaduras.
50 - Não dirigir em velocidades
excessivas, pois o trator, como o seu nome indica, foi projetado para
tracionar.
51- Reduzir a rotação do motor ao
efetuar as curvas nas cabeceiras do campo.
52- Não usar a embreagem para diminuir
a velocidade.
53- Antes de trafegar em auto-estrada,
verifique se o trator está em boas condições: sistema de iluminação, freios
travados, etc
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